sexta-feira, 2 de julho de 2010

Escalada do Dedo de Deus

Como coroamento de nossa preparação para a escalada nos Alpes, neste final de semana nos deslocamos até Teresópolis no Estado do Rio de Janeiro para escalar o Dedo de Deus.
Nesta tripe fomos eu, Andrigo, minha companheira de cordada, a Andréa, e mais os amigos Evandro e Bruno.
Saímos de Campinas na Sexta-feira, dia 26 à 23 horas, e de carro rumamos para Tere.
Chegamos por volta das 6 horas, deixamos o carro no estacionamento de um restaurante próximo do início da trilha, arrumamos nosso equipamento e começamos a subida. Para quem não conhece, a trilha é bastante íngreme e em uma hora estávamos no final da mesma.
A partir desse ponto, tomamos um lanche rápido, nos equipamos para iniciarmos a subida.
Este início é morro acima e a segurança é feita em cabo de aço.
Mas uma hora e estávamos no polegar. Neste ponto é que realmente começa a escalada própriamente dita. Logo acima do polegar temos um lance curto, porém bastante exposto. E subir... trechos de escalaminhada, bastante chaminés, aderencia e uma dose de sangue-frio, devido a exposição.
A escalada do Dedo de Deus, não é muito técnica, mas requer muita atenção.
Fizemos, eu e Andréa o cume por volta das 13 e trinta. Tomamos um lanche, tiramos fotos e ficamos esperando a cordada do Evandro e Bruno.
O Bruno se desgastou muito, por isso estava muito lento na subida. Os dois chegaram ao cume por volta da 18 horas. Eu e Andréa, junto com alguns escaladores de Teresópolis, dividimos o rapel de descida, e por volta das 20 horas estavamos na estrada.
Foi uma escalada coroada de exito e que cumpriu a minha necessidade de ultimar os preparativos para a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário