quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cume no Matterhorn e bivaque na descida

Esta foto foi tirada em Zermatt, perto do cemiterio dos alpinistas que morreram nas montanhas da regiao. Pode-se ver o Matterhorn ao fundo.

Zermatt ainda conserva casas muito antigas, do seculo XVI. Esta casa esta na rua principal da cidade velha, onde os telhados sao de pedra ardosia.

O Matterhorn eh o cartao postal da cidade. Alias, tudo aqui tem essa imagem. Esse sera o nosso desafio para amanha.

Comecamos a nossa subida para o refugio pegando o teleferico Schwarzsee Paradise, que nos leva a 2583 m. De la pegamos uma trilha de cerca de 2 horas ate o refugio.

Chegamos no refugio Hornli-Hutte a 3260 m por volta das 12 hs. Fomos ate o comeco da via conhecer o primeiro trecho, que possui uma corda fixa e eh feito ainda de noite. Voltamos para o refugio para nos registrarmos e arrumarmos nossas coisas. Fomos durmir cedo pois o despertar estava previsto para 3h30.
No dia 12/7 levantamos na hora prevista, junto com a maior parte das pessoas, tomamos cafe, nos equipamos e saimos do refugio as 4h20. Fomos subindo seguindo as luzes das laternas frontais dos outros, mas logo acabamos nos desviando da rota normal, pegando caminhos alternativos. Mesmo depois do dia nascer, erramos algumas vezes o percurso, tendo inclusive que rapelar uma vez, pois pegamos uma via que subia numa torre que deveria ser contornada. Na metade da subida, onde tem o refugio de emergencia Solvay, a cerca de 4000 m, comecamos a cruzar algumas pessoas descendo. Agora fica facil entender porque tanta gente sobe com os guias. Eles conhecem o caminho perfeitamente e sobem muito mais rapido. So que um guia custa mais de 1177 Francos Suicos ou cerca de 1200 US$, mais os custos do teleferico, refugio, etc.
Fomos subindo devagar e o tempo foi fechando. Pudemos observar que todos os dias se forma uma grande nuvem que cobre o cume do Matterhorn. Ja perto do cume, tem um trecho totalmente coberto de neve, onde foi necessario colocar os crampons. Chegamos no cume as 14 hs, depois de 10 horas de escalada. O tempo estava fechado, quase sem visibilidade para o lado suico. Por outro lado, do lado italiano a visiblidade era perfeita, como pode-se ver nas fotos abaixo. Infelizmente nao tinha ninguem no cume para tirar uma foto nossa com a bandeira do Brasil.

Comecamos a descer, primeiro o trecho com neve, depois um trecho com cordas fixas. Fizemos alguns rapeis nos trechos mais ingrimes, mas isso acabou nos tomando bastante tempo, pois varias vezes a corda enrroscou no momento de puxar a corda. Por volta das 18 hs o tempo fechou de verdade e comecou a nevar. A descida ficou ainda mais dificil. Num rapel a corda ficou presa novamente e como ja estava ficando tarde, achamos mais prudente parar naquele momento e preparar um bivaque. Achamos um lugar mais protegido da neve e do vento e nos preparamos para passar a noite. Foi muito dificil passar toda a noite sentado, em cima da pedra, com um tempo horrivel e uma temperatura proxima de - 5 graus. Quando o dia amanheceu comecamos a preparar a nossa descida. Fomos descendo lentamente, pois o caminho estava todo coberto de neve. Tentavamos observar as pessoas que estavam subindo para nao errar o caminho. Demoramos muito para descer, pois estavamos cansados e desidratados. Chegamos no refugio as 14 hs, depois 34 horas na montanha. Comemos um pedaco de bolo com coca-cola, que foi a nossa unica refeicao nesse periodo. Arrumamos as coisas e descemos rapidamente a trilha ate o teleferico, tentando chegar antes das 17 hs, horario da ultima viagem. Chegamos no albergue exaustos, tomamos um merecido banho, comemos alguma coisa e fomos dormir.
Hoje 14/7 vamos ficar no albergue descansando e nos recuperando para a proxima escalada.