segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cume no Eiger

Acabamos de voltar para Grindelwad. Fizemos cume no Eiger ontem, dia 18/07.

Subimos para o Refugio Mittelegi no dia 17/7. Primeiro pegamos um trem para Kleine Scheidegg, que fica bem embaixo da face norte do Eiger. Depois pegamos outro trem, que atravessa a montanha atraves de um tunel. Esse trem, o Jungfraujoch ou top of eupope, eh considerado o mais alto da europa, chegando ateh 3454 m.


Descemos na penultima estacao, a Eismeer. La entramos em um pequeno tunel escorregadio que nos levou direto ateh o glaciar.


Cruzamos e glaciar e depois escalamos uma encosta ateh o refugio Mittelegihutte, onde fomos muito bem recebidos, com um copo de cha quente. Depois de fazer a nossa refeicao, fomos para o dormitorio. O tempo estava bem fechado e nevou a noite inteira.


No dia seguinte acabamos saindo mais tarde do que o previsto, por causa da grande quantidade de neve acumulada na aresta Mittelegi. Saimos as 7h30, em vez de 6 hs como estava previsto, jah calcando os crampons. A escalada acontece o tempo todo sobre uma aresta muito estreita, com um verdadeiro abismo de cada lado. Do lado norte estah a famosa nordwand do Eiger com cerca de 1800 m de parede vertical. Fomos vencendo os varios obstaculos, alguns deles jah equipados com cordas fixas, tamanha a dificuldade da escalada, principalmente nessas condicoes, cheia de neve.


Finalmente chegamos na aresta do cume, tao afilada que nao dah para duas pessoas ficarem lado a lado. Tiramos alguma fotos e comemoramos mais esse cume.



A descida eh feita pelo outro lado, pela aresta sul ou pela rota Sudgratt. Nao dah para dizer que esta rota seja mais facil, pois alem de ser uma aresta estreita como a Mittelegi, ela eh muito irrgular, ou seja, cheia de sobe e desce. A descida parecia interminavel. O sol ja estava se pondo quando chegamos no glaciar. Depois tivemos que atravessar todo o glaciar e subir ateh o refugio Monchhutte. Chegamos lah por volta das 23 hs, totalmente exaustos, mas felizes por ter feito mais um cume.

No dia seguinte saimos do refugio, fomos ateh a estacao Jungfraujoch e pegamos o trem de volta para Grindelwald.

2 comentários:

  1. Meninos, parabéns novamente! Vcs são demais!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Felipe e Andrigo!!!
    Depois quero ouvir as histórias !!!
    Abração

    ResponderExcluir